CÓDIGO
É conveniente rever, periodicamente, alguns dos princípios da boa comunicação. As declarações que se seguem resumem sugestões que foram publicadas em vários jornais, livros e artigos. Esta relação lembrará as pessoas atarefadas os princípios de comunicação que algumas vezes desaparecem no trabalho rotineiro de todos os dias.
1. Nada é mais importante na boa comunicação que o autoconhecimento. Para conhecerse melhor, ocupe 15 ou 20 minutos, diariamente, para refletir sobre si mesmo, seus propósitos, suas relações com seus colegas e com a empresa.
2. O que é dito e feito diariamente no trabalho é a parte mais importante da comunicação. A honestidade intelectual, a vivência do que é dito, a cooperação ativa assim como sua discussão são pontos fundamentais para uma boa comunicação dentro de uma organização.
3. Um dos maiores obstáculos da comunicação é e a nossa tendência de avaliar, julgar, concordar ou discordar de declarações antes mesmo de sabermos o que significa.
4. Outro obstáculo importante é o nosso sentimento de defesa. Mostramo-nos resistentes frente às idéias alheias, no intuito de fazer com que as nossas prevalecam.
5. Ao falar, pense em termos de impressão total que você causa e não somente das palavras que você usa. Também considere qualquer indicação da resposta do ouvinte (não somente se entende as instruções ou propósitos).
6. Faça mais perguntas, a fim de averiguar se os ouvintes entenderam. Faca-os repetirem suas instruções, para verificar se as mesmas foram compreendidas.
7. Enganos são inevitáveis e, assim sendo, é preciso que se crie um ambiente no qual as pessoas sintam-se encorajadas a fazer perguntas quando não compreendem.
1. Nada é mais importante na boa comunicação que o autoconhecimento. Para conhecerse melhor, ocupe 15 ou 20 minutos, diariamente, para refletir sobre si mesmo, seus propósitos, suas relações com seus colegas e com a empresa.
2. O que é dito e feito diariamente no trabalho é a parte mais importante da comunicação. A honestidade intelectual, a vivência do que é dito, a cooperação ativa assim como sua discussão são pontos fundamentais para uma boa comunicação dentro de uma organização.
3. Um dos maiores obstáculos da comunicação é e a nossa tendência de avaliar, julgar, concordar ou discordar de declarações antes mesmo de sabermos o que significa.
4. Outro obstáculo importante é o nosso sentimento de defesa. Mostramo-nos resistentes frente às idéias alheias, no intuito de fazer com que as nossas prevalecam.
5. Ao falar, pense em termos de impressão total que você causa e não somente das palavras que você usa. Também considere qualquer indicação da resposta do ouvinte (não somente se entende as instruções ou propósitos).
6. Faça mais perguntas, a fim de averiguar se os ouvintes entenderam. Faca-os repetirem suas instruções, para verificar se as mesmas foram compreendidas.
7. Enganos são inevitáveis e, assim sendo, é preciso que se crie um ambiente no qual as pessoas sintam-se encorajadas a fazer perguntas quando não compreendem.
8. Quando surgirem dificuldades tente conservar a conversa centralizada no PROBLEMA e não nos INDIVÍDUOS.
9. Lembre-se que a outra pessoa TAMBÉM PODE ESTAR CERTA.
10. Reconheca que, nas discussões, as divergências são normais e inevitáveis. Espere por isto, prepare-se para enfrentá-las e use-as para conseguir uma maior conscientização dos vários aspectos do problema em foco.
11. Não desaprove abruptamente a declaração de alguém.
12. Controle seu desejo natural de expor as fraquezas de outra pessoa. Dê esta devolução quando isto for realmente necessário e importante, mas faça-o de maneira adequada (técnicas de feedback), de maneira a deixar intacta a personalidade da outra pessoa.
13. Aproveite honestamente qualquer oportunidade para fazer com que a outra pessoa sinta-se melhor ou mais importante.
14. Outra importante função de comunicação numa organização é tornar público equívocos e mal-entendidos, antes que se transformem em problemas graves.
15. É uma boa idéia, após alguém ter perdido o controle, solicitar que a pessoa repita o ocorrido “a fim de que você possa compreender perfeitamente o que aconteceu”. A repetição torna o fato menos importante.
16. Raramente alguém mudará de idéia por ter sido obrigado ou solicitado. Faz-se necessário que a pessoa veja a situação de maneira diferente; e ela não o fará, enquanto persistir uma ameaça na situação ou sentir a necessidade de defender-se.
17. Ao falar, faça algumas pausas para refletir sobre o que irá dizer. Criamos impressões profundas pelo modo como transmitimos nossas idéias.
18. O tom de voz e mais importante do que pensamos. Considere as impressões deixadas por sua voz.
19. Os movimentos do corpo ocasionam certos sentimentos e significados. Movimentos involuntários geralmente sugerem que o orador está impaciente ou deslocado. Considere o que está sendo comunicado por seus gestos.
20. Dê toda sua atenção ao ouvinte. Faça com que a outra pessoa sinta-se importante.
9. Lembre-se que a outra pessoa TAMBÉM PODE ESTAR CERTA.
10. Reconheca que, nas discussões, as divergências são normais e inevitáveis. Espere por isto, prepare-se para enfrentá-las e use-as para conseguir uma maior conscientização dos vários aspectos do problema em foco.
11. Não desaprove abruptamente a declaração de alguém.
12. Controle seu desejo natural de expor as fraquezas de outra pessoa. Dê esta devolução quando isto for realmente necessário e importante, mas faça-o de maneira adequada (técnicas de feedback), de maneira a deixar intacta a personalidade da outra pessoa.
13. Aproveite honestamente qualquer oportunidade para fazer com que a outra pessoa sinta-se melhor ou mais importante.
14. Outra importante função de comunicação numa organização é tornar público equívocos e mal-entendidos, antes que se transformem em problemas graves.
15. É uma boa idéia, após alguém ter perdido o controle, solicitar que a pessoa repita o ocorrido “a fim de que você possa compreender perfeitamente o que aconteceu”. A repetição torna o fato menos importante.
16. Raramente alguém mudará de idéia por ter sido obrigado ou solicitado. Faz-se necessário que a pessoa veja a situação de maneira diferente; e ela não o fará, enquanto persistir uma ameaça na situação ou sentir a necessidade de defender-se.
17. Ao falar, faça algumas pausas para refletir sobre o que irá dizer. Criamos impressões profundas pelo modo como transmitimos nossas idéias.
18. O tom de voz e mais importante do que pensamos. Considere as impressões deixadas por sua voz.
19. Os movimentos do corpo ocasionam certos sentimentos e significados. Movimentos involuntários geralmente sugerem que o orador está impaciente ou deslocado. Considere o que está sendo comunicado por seus gestos.
20. Dê toda sua atenção ao ouvinte. Faça com que a outra pessoa sinta-se importante.
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