CÓDIGO
Para fazer uma análise swot é necessário fazer previamente uma análise do mercado e da empresa. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Esta análise divide-se em 4 quadrantes: Ameaças,  oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (forças). As ameaças e  as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos  fortes estão ligados à empresa.
Oportunidades
Qualquer setor do mercado onde a empresa pode  conseguir vantagem competitiva.
- Mercado em expansão
 - Novo mercado internacional
 - Novo segmento no mercado, com alta rendibilidade
 - Alianças estratégicas
 
Ameaças
Quando o ambiente exterior apresenta desafios  criados por uma tendência ou evolução desfavorável.
- Novos concorrentes
 - Guerras de preços de produtos
 - Introdução de novas tecnologias
 
Forças ou pontos fortes da empresa
Forças Organizacionais
- Visão de liderança
 - Competência de gestão
 - Orientação empresarial
 
Forças de Marketing
- Imagem de marca
 - Participação de mercado
 - Reputação dos produtos/serviços
 - Flexibilidade e adaptabilidade
 
Forças em Produção
- Bons equipamentos
 - Economias de escala
 - Capacidade de inovação
 
Força de vendas eficiente
- Forças em Finanças
 - Custo baixo de capital
 - Alta liquidez
 - Alta lucrativididade
 - Estabilidade financeira
 
Fraquezas ou pontos fracos da empresa
- Falta de experiência
 - Falta de factores de diferenciação
 - Má qualidade na informação de mercado
 - Fraca visibilidade
 
A análise SWOT é de extrema importância, pois é  importante conhecer mais aprofundadamente os vários aspectos internos e externos  da empresa por forma a dar resposta a eventuais  problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades  encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua  análise concluída e depois é só tirar as suas conclusões. Não se  esqueça que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas  ameaças são oportunidades para os concorrentes.



Nenhum comentário:
Postar um comentário