domingo, 15 de fevereiro de 2009

Como Fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional

CÓDIGO

Antes é necessário a Definição de Públicos
"Públicos não é um todo monolítico, é uma mescla complexa de grupos com diversos enfoques culturais, étnicos, religiosos e econômicos, e cujos interesses às vezes coincidem e outras vezes entram em conflito"
Wilcox (2001, p.249)

Os públicos classificam-se em: interno, misto e externo, que se originam, respectivamente, dos funcionários e seus familiares, da clientela e dos espectadores, após o estabelecimento do "diálogo planificado e permanente", entre a instituição e os grupos que estejam ligados a ela, direta ou indiretamente.
A base da existência dos públicos é a relação, a necessidade de troca de experiências entre as pessoas, de bens e serviços entre os grupos ou entre uma organização e os públicos dos quais ela depende para sua contribuição, seu desenvolvimento e sua sobrevivência.
Público interno
É aquele que apresenta claras ligações sócio-econômicas e jurídicas com a empresa, onde trabalha, vivenciando suas rotinas e ocupando espaço físico da instituição.
São as pessoas ligadas a uma organização e com as quais ela se comunica no dia-a-dia do trabalho. Os públicos internos típicos de uma indústria são os empregados, acionistas, fornecedores, revendedores, clientes e a comunidade próxima a empresa. Em um estabelecimento escolar são públicos internos os vários tipos de empregados, estudantes, pais, fornecedores, e o públicos geral dividido em vários subgrupos.
O que é Clima Organizacional?
É o estado em que se encontra a empresa em dado momento, passível de alterações e sujeito às influências externas.
Decorre de decisões e ações pretendidas e/ou praticadas pela empresa e das reações, percepções, sentimentos, comportamentos dos empregados a essas ações.
Pode ou não ser compatível com o que foi intencionalmente planejado como real desejo da administração.

PESQUISA DE CLIMA
Levantamento de opinião, segundo o qual os empregados tem a oportunidade de manifestar seus sentimentos e satisfação ou insatisfação em relação as suas atividades, políticas, práticas da empresa, estilos de liderança e outras variáveis de interesse da Direção.
Pesquisa Corporativa da ABERJ-2004 (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial):
Entre outros dados essa pesquisa revelou que, das áreas que mais necessitam ser estudadas, o Público Interno está em primeiro lugar com 29,4%, seguida de Clientes com 25% e de Meios de Comunicação com 20%.
Consequências Clima Organizacional
Favoráveis:
Comprometimento
Eficácia
Motivação
Interesse
Alto Desempenho
Qualidade de Produtos e Serviços
Entusiasmo
Condição Essencial
Comprometimento da direção e das gerências em implementar mudanças que visem minimizar e/ou corrigir as eventuais disfunções detectadas.
Objetivos da Pesquisa
Compreender os efeitos de medidas tomadas pela empresa sobre o público interno;
Conhecer interpretações e sentimentos dos empregados visando identificar estratégias apropriadas;
Identificar traços culturais que facilitem ou dificultem a implementação de novas medidas ou políticas.
Vantagens da Pesquisa de Clima
Fornece à administração um indicador dos níveis globais de satisfação e indica aspectos específicos de satisfação e/ou insatisfação.
Melhora a comunicação geral na empresa.
Melhora nos comportamentos, independentemente dos resultados obtidos.
Indica necessidades de treinamento.
Fornece subsídios para o planejamento e para implementação de mudanças.
Etapas
Identificar objetivos
Obter envolvimento da empresa
Definir metodologia
Desenvolver instrumentos
Aplicar
Tabular
Relatório
Plano de ação
Comunicação dos resultados.
Principais Técnicas de Pesquisa
Entrevistas
Dinâmicas de grupo
Questionário (inclusive via web)
Questionário
Permite a aplicação maciça, em diferentes regiões geográficas
Relativamente fácil de aplicar e tabular
Custo mais baixo
Construção do Questionário
Etapas:
Definição dos Indicadores
Discussão junto à direção das principais dimensões a serem pesquisadas
Criação de uma comissão para coordenação da pesquisa
Entrevista
Objetivos claros
Com linguagem adequada ao público-alvo
Com afirmações sempre favoráveis à empresa
Indicadores mesclados para não revelar a intenção
Frases pessoais
Aplicação
Tabulação de ResultadosPasso a Passo
1º PASSO:
Distribuição de freqüências absolutas, indicador a indicador.
2º PASSO:
Cálculo das porcentagens de Concordância e Discordância, indicador a indicador.
4º PASSO:
Reunir percentualmente, os indicadores por categoria de análise.
5º PASSO:
Representar graficamente
Apresentação dos Resultados/Relatório:
Identificação do objetivo da pesquisa;
Metodologia utilizada;
Cronograma das atividades;
Resultados obtidos;
Estabelecimento de prioridade de ação, a partir de indicadores de nítida insatisfação.
Plano de Ação
RESPONSABILIDADE: Comissão de Pesquisa de Clima
OBJETIVOS: Buscar soluções práticas para as prioridades estabelecidas no relatório.
CONTÉM: Ações Previstas e cronograma das ações.
Divulgação dos Resultados
A todos os participantes, informando as ações a serem tomadas e as datas previstas de implementação
Cada nova ação derivada da Pesquisa deve ser divulgada, informando a origem dos dados para a tomada de decisão. Quem faz a pesquisa?
Importante
Garantir o anonimato dos respondentes;
Ser bastante detalhista e utilizar procedimentos que garantam que as opiniões dos entrevistados sejam espontâneas;
A pesquisa é uma atividade especializada, aparentemente simples, mas que deve ter total isenção por parte de quem a formulou, do entrevistador e do avaliador e independência para garantir a fidelidade das respostas.

Pesquisa de Clima Organizacional
Dados da ABERJ – 2004
Amostragem: foram ouvidas 100, das 500 empresas selecionadas no cadastro das Melhores e Maiores da revista Exame.
Quando se fala em pesquisa de clima organizacional, 41,3% das empresas realizam estudos dessa natureza todos os anos e 31,3% disseram que fazem uma vez a cada dois anos.
Quanto mais horizontes houver para ajudar na escolha do caminho a seguir, melhor, especialmente no momento de avaliar os programas de ações. Segundo dados oficiais, 66,3% das empresas da amostragem acima declararam recorrer às pesquisas na hora de eleger as ações.
Ela é extremamente importante, pois serve de termômetro nas diversas questões que causam conflitono ambiente organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário