quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O que Faz um Psicólogo Organizacional?

CÓDIGO

Atua como consultor interno e externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais. Pode ser contratado como funcionário da empresa ou prestador de servicos (consultoria).
Realiza diagnóstico e proposições sobre problemas organizacionais relativos a RH, ao nível sistemático.
Desempenha atividades relacionadas ao recrutamento, seleção, orientação, treinamento, análise de ocupações e avaliação de desempenho de funcionários.
Desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador, observando niveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde. Participa de programas e atividades na àrea da saúde e segurança de trabalho.
Atua como coach de executivos, ajudando no desenvolvimento pessoal e profissional.
Planeja e desenvolve ações para equilibrar as relações de trabalho, estimulando a criatividade e proporcionando melhor qualidade de vida no trabalho. Dessa forma, objetiva-se aumentar a produtividade e a realização pessoal dos funcionários.
Participa de processos de demissões, de desligamento do funcionário da empresa e de preparação para aposentadorias, com o objetivo de auxiliar o funcionário na elaboração de novos projetos de vida.
Elabora, executa e avalia programas de desenvolvimento de Recursos Humanos.
Utiliza métodos e técnicas da psicologia aplicada ao trabalho - como entrevistas, testes, provas e dinâmicas de grupo - para subsidiar promoções, movimentaçãao de pessoal, incentivos, remuneração de carreira, capacitação e integração funcional.
Supervisionar as atividades do estagiário de Psicologia.
Contribuir para a produção teórica sobre o comportamento humano no contexto organizacional.
Percebe-se, hoje em dia, que a Psicologia Organizacional consolidou-se como uma disciplina científica contribuindo no avanço do conhecimento sobre o comportamento humano e no trabalho, quando passou a contribuir para a prática de gestão das organizações e enquanto se preocupa mais com os fenômenos grupais e organizacionais do que com variaveis individuais, como era feito em tempos passados.
As organizações são sistemas extremamente complexos que, quando observadas atentamente, revelam-se compostas de atividades humanas em diversos níveis de análise: personalidades, pequenos grupos, intergrupos, normas, valores e atitudes, tudo isso existindo sob um padrão extremamente complexo e multidimensional.
O objetivo último da Psicologia Organizacional consiste em auxiliar a empresa a atingir a sua eficácia organizacional, a partir de uma melhor compreensão do comportamento humano e da própria organização. Para isso, e necessário que ela aja sob uma ótica sistêmica, contingencial e que esteja em sintonia com a cultura da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário