quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Como Iniciou a Psicologia Organizacional?

CÓDIGO

A Psicologia Organizacional passou por várias transformações teóricas e metodológicas para que pudesse chegar ao seu atual conceito. Até o seculo XIX, a Psicologia encontrava-se estreitamente ligada a Filosofia, concentrando-se na compreensão do comportamento humano.
A Revolução Industrial na Europa instaurou um novo sistema trabalhista, modificando as relações sociais. As produções agrárias familiares, típicas do feudalismo da Idade Media, foram substituidas pela produção fabril, provocando disfunções psicológicas nos trabalhadores em virtude da transição de um modelo para outro. Foi nessa época que as empresas começaram a contratar psicólogos para auxiliar o trabalho dos demais funcionários, criando um novo campo de atuação - a Psicologia Organizacional, inicialmente denominada Psicologia Industrial.
Segundo o levantamento histórico feito por Bastos e Zanelli (2004), o surgimento da Psicologia Organizacional está associado ao crescimento da industrializacao no fim do século XIX e início do século XX, com o objetivo, principalmente, de avaliar e selecionar empregados para as industrias e militares para o exército.
A Psicologia Organizacional, como a conhecemos hoje, surgiu a partir do momento em que os psicólogos deixaram de estudar apenas os locais de trabalho e passaram a discutir, também, as estruturas da organização, conferindo um caráter mais estratégico a esta área de atuação.
O’Brien (1986) citado por Zanelli (2002) define Psicologia Organizacional como o estudo científico do comportamento humano em organizações de trabalho. Assim, a Psicologia Organizacional tem por objetivo a aplicação dos princípios e métodos da Psicologia no contexto do trabalho, estando suas fontes na Psicologia Geral e, principalmente, na Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário