CÓDIGO
O termo cultura tem muitos significados e diferentes interpretações. Originalmente o conceito foi proposto por antropólogos para descrever sociedades. Para a Administração o importante é reconhecer que a cultura representa as linguagens, as atitudes, as convicções e os costumes de uma organização, podendo influenciar as ambições e a necessidade de realização pessoal de um indivíduo.
É possível inferir que a cultura representa um padrão complexo de variáveis que, coletivamente, dão a cada organização uma personalidade singular. Várias definições de cultura organizacional foram propostas, a mais direta, porém, nos é oferecida por Deal e Kennedy (1982): “O jeito como as coisas são feitas por aqui”. Empresas, tal como os países, tem uma cultura única. Furhan e Gunter (1993) propuseram três pontos característicos de uma cultura organizacional.
Primeiro, a cultura de uma organização, muitas vezes, remonta aos seus fundadores. Estes costumam ter personalidades dinâmicas, valores sólidos e uma visão clara do que a organização deveria ser. Estes fundadores terão forte influência na contratação inicial de seus funcionários, e suas idéas e valores serão prontamente transmitidos aos novos colaboradores. Segundo, a cultura costuma se desenvolver a partir da experiência da organização com o ambiente externo. Cada organização precisa estabelecer sua própria identidade no mercado em que opera. Sendo assim, não é exagero afirmar que a cultura de uma organização é como se fosse a sua "personalidade". A medida que a organização se esfoça nessa construção, pode vir a constatar que alguns valores e práticas são mais eficazes do que outros. Terceiro, a cultura se desenvolve a partir da necessidade de manter relacionamentos eficazes entre os funcionários. Dependendo da natureza do negócio da organização e das características dos tipos de pessoas que ela precisa contratar, diferentes expectativas e valores se desenvolvem.
Profundamente arraigados na cultura organizacional estão os processos de comunicação, uma vez que é pela comunicação que a cultura é transmitida. É por meio das interações com os membros mais antigos da organização que os novos colaboradores aprendem a linguagem adequada e o comportamento esperado para serem aceitos no grupo, ouvem suas histórias e lendas e observam os ritos e rituais da organização. Beyer e Trice (1987) acreditam que a cultura de uma organização pode ser mais bem compreendida analisando-se seus ritos tangíveis e visíveis. Estes autores referem-se aos ritos de passagem (contratação e treinamento básico), degradação (demissão), renovação (atividades de desenvolvimento da organização), redução de conflito (negociação coletiva) e integração (festas da empresa). A cultura também pode ser comunicada por meio de outros canais, como memorandos internos, politicas oficiais, afirmação da filosofia da empresa e quaisquer outros meios de expressão de valor. Cultura e Comunicação encontram-se intimamente ligadas, e revelam-se interdependentes no atingimento dos seus objetivos.
Na atualidade, o tema cultura organizacional se tornou relevante para todos os que se interessam pela compreensão do comportamento humano nas organizações, uma vez que os valores básicos compartilhados influenciam sobremaneira o modo como os membros das organizações sentem, pensam e agem. De modo semelhante, a cultura influencia a maneira pela qual os administradores consideram os objetivos, as tomadas de decisões e o uso de controle sobre os subordinados.
Elementos da Cultura
Uma lista das dimensões especificas entre as várias culturas pode ser bastante intensa. Ainda assim é importante um entendimento de seus principais elementos para que se determine de que modo afetam a prática da administração em diferentes sociedades:
1- Tecnologia - consiste em uma massa de conhecimentos que diz respeito a técnicas, equipamentos e processos desenvolvidos pelo homem. Influencia a produtividade, os trabalhos que as pessoas fazem, as relações interpessoais e a estrutura das organizações.
2- Linguagem - aqui estão inclusos os vocabulários e os padrões de comunicação entre indivíduos.
3- Estética - refere-se a atitudes para com a beleza e o bom gosto. A sensibilidade da administração para com os valores estéticos de um país e extremamente importante para o sucesso organizacional.
4- Educação - uma organização não é melhor que as pessoas que a compõe. Por isso, a qualidade do sistema educacional dentro de um país é importante para determinar o nível de sua competência gerencial.
5- Religião - os administradores precisam estar conscios das diferenças religiosas para que possam entender as crenças e atitudes que ajudam a explicar porque os trabalhadores se comportam de certo modo.
6- Organizações Sociais - em alguns países latino-americanos o administrador que dá um tratamento especial a um parente, é considerado como nada mais fazendo que sua obrigação; em outros países isto é considerado injusto.
7- Ambiente Político - o sistema de relações de uma empresa é entrelaçado muito de perto com as instituições políticas de um país. Igualmente os diferenciais nos relacionamentos de oferta e demanda são afetados por políticas governamentais.
É possível inferir que a cultura representa um padrão complexo de variáveis que, coletivamente, dão a cada organização uma personalidade singular. Várias definições de cultura organizacional foram propostas, a mais direta, porém, nos é oferecida por Deal e Kennedy (1982): “O jeito como as coisas são feitas por aqui”. Empresas, tal como os países, tem uma cultura única. Furhan e Gunter (1993) propuseram três pontos característicos de uma cultura organizacional.
Primeiro, a cultura de uma organização, muitas vezes, remonta aos seus fundadores. Estes costumam ter personalidades dinâmicas, valores sólidos e uma visão clara do que a organização deveria ser. Estes fundadores terão forte influência na contratação inicial de seus funcionários, e suas idéas e valores serão prontamente transmitidos aos novos colaboradores. Segundo, a cultura costuma se desenvolver a partir da experiência da organização com o ambiente externo. Cada organização precisa estabelecer sua própria identidade no mercado em que opera. Sendo assim, não é exagero afirmar que a cultura de uma organização é como se fosse a sua "personalidade". A medida que a organização se esfoça nessa construção, pode vir a constatar que alguns valores e práticas são mais eficazes do que outros. Terceiro, a cultura se desenvolve a partir da necessidade de manter relacionamentos eficazes entre os funcionários. Dependendo da natureza do negócio da organização e das características dos tipos de pessoas que ela precisa contratar, diferentes expectativas e valores se desenvolvem.
Profundamente arraigados na cultura organizacional estão os processos de comunicação, uma vez que é pela comunicação que a cultura é transmitida. É por meio das interações com os membros mais antigos da organização que os novos colaboradores aprendem a linguagem adequada e o comportamento esperado para serem aceitos no grupo, ouvem suas histórias e lendas e observam os ritos e rituais da organização. Beyer e Trice (1987) acreditam que a cultura de uma organização pode ser mais bem compreendida analisando-se seus ritos tangíveis e visíveis. Estes autores referem-se aos ritos de passagem (contratação e treinamento básico), degradação (demissão), renovação (atividades de desenvolvimento da organização), redução de conflito (negociação coletiva) e integração (festas da empresa). A cultura também pode ser comunicada por meio de outros canais, como memorandos internos, politicas oficiais, afirmação da filosofia da empresa e quaisquer outros meios de expressão de valor. Cultura e Comunicação encontram-se intimamente ligadas, e revelam-se interdependentes no atingimento dos seus objetivos.
Na atualidade, o tema cultura organizacional se tornou relevante para todos os que se interessam pela compreensão do comportamento humano nas organizações, uma vez que os valores básicos compartilhados influenciam sobremaneira o modo como os membros das organizações sentem, pensam e agem. De modo semelhante, a cultura influencia a maneira pela qual os administradores consideram os objetivos, as tomadas de decisões e o uso de controle sobre os subordinados.
Elementos da Cultura
Uma lista das dimensões especificas entre as várias culturas pode ser bastante intensa. Ainda assim é importante um entendimento de seus principais elementos para que se determine de que modo afetam a prática da administração em diferentes sociedades:
1- Tecnologia - consiste em uma massa de conhecimentos que diz respeito a técnicas, equipamentos e processos desenvolvidos pelo homem. Influencia a produtividade, os trabalhos que as pessoas fazem, as relações interpessoais e a estrutura das organizações.
2- Linguagem - aqui estão inclusos os vocabulários e os padrões de comunicação entre indivíduos.
3- Estética - refere-se a atitudes para com a beleza e o bom gosto. A sensibilidade da administração para com os valores estéticos de um país e extremamente importante para o sucesso organizacional.
4- Educação - uma organização não é melhor que as pessoas que a compõe. Por isso, a qualidade do sistema educacional dentro de um país é importante para determinar o nível de sua competência gerencial.
5- Religião - os administradores precisam estar conscios das diferenças religiosas para que possam entender as crenças e atitudes que ajudam a explicar porque os trabalhadores se comportam de certo modo.
6- Organizações Sociais - em alguns países latino-americanos o administrador que dá um tratamento especial a um parente, é considerado como nada mais fazendo que sua obrigação; em outros países isto é considerado injusto.
7- Ambiente Político - o sistema de relações de uma empresa é entrelaçado muito de perto com as instituições políticas de um país. Igualmente os diferenciais nos relacionamentos de oferta e demanda são afetados por políticas governamentais.
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