CÓDIGO
Organizações bem sucedidas são aquelas que identificam, conquistam, motivam pessoas para que estas aprendam e apliquem conhecimento adquiridos na solução de problemas e na busca continua da inovação dos processos, objetivando a excelência da qualidade. A organização baseada no conhecimento depende de sua gestão, que é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o capital intelectual, visando melhorar o desempenho global da organização.
"É através da cultura que criamos um sentimento de identidade, unidade e participação, pois define o propósito comum e o compartilha. E assim ela se aprsenta como o motor primeiro para o engajamento e comprometimento de cada um." Leyla Pinheiro (presidente da ABRH - Nacional)
A questão do relacionamento no trabalho é muito séria, pois quando ele não é satisfatório, afeta diretamente a vida pessoal, social e profissional do trabalhador.
Para refletir: Os problemas existentes nas relações informais entre os funcionários podem gerar conflitos, portanto o que nos preocupa é: Até que ponto essas relações pessoais podem interferir na produtividade da empresa?
O relacionamento interpessoal dos funcionários pode influenciar na produtividade de uma empresa. A complexidade que envolve as relações humanas faz com que as organizações busquem entender o comportamento humano; as necessidades humanas; a importância da comunicação; a importância do “feedback”. Utilizando estas informações para desenvolver a competência interpessoal.
ETTINGER (1981, p.03) colabora com estas afirmações quando cita que: "Como ser humano, cada uma das pessoas tem sua própria individualidade, com desejos, temores e sentimentos. O homem, como fator de produção, merece a mesma atenção dedicada a outros elementos essenciais da organização, tais como necessidades técnicas e financeiras." O autor supracitado salienta que em toda organização, as relações humanas têm poderosa influência na execução do trabalho. Assim, sabe-se que todas as pessoas que trabalham para uma empresa dedicam à tarefa somente uma parte do seu tempo, da sua energia e atenção. E que a outra parte destes, podem estar dirigidos aos interesses alheios ao serviço, condicionando suas opiniões e influenciando seus atos.
Segundo ETTINGER (1981, p.07):
"A conduta pessoal do trabalhador acha-se determinada pelos laços familiares, por suas ideias políticas e suas crenças religiosas, pelas tradições da comunidade, e pela totalidade do mundo exterior que se acha ao alcance do ser humano. Dentro da organização, cada um dos colegas de serviço influi constantemente nas atitudes e no desempenho dos demais."
Nenhum comentário:
Postar um comentário