CÓDIGO
Para Chiavenato (2000), a comunicação constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.
A comunicação é responsável pela condição social de todo ser humano, é através dela que aprendemos a "cultura", isto é, os modos de pensamento e ação, crença, valores, hábitos e tabus.
Dentro do processo de comunicação dentro das empresas, pode haver os "rumores". Segue algumas dicas na tentativa de diminuir estes rumores, popularmente chamados de rádio-peão":
1. Anunciar um cronograma de datas para a tomada de decisões importantes.
2. Explicar decisões e comportamentos que possam parecer inconsistentes ou misteriosos.
3. Enfatizar as desvantagens, bem como aws vatagens, das atuais decisões e dos planos futuros.
4. Discutir as piores possibilidades - nada pior para provocar a ansiedade do que uma fantasia. secreta.
Resumidamente, sempre agir com clareza nas regras e nas decisões. Inclusive no que diz respeito a promoções e até mesmo mudanças de estrutura dentro da empresa.
Podemos considerar o departamento maduro quando ele se torna o canal unico de informação, com credibilidade, eliminando definitivamente a famosa ‘radio-peao’ e unindo toda a estrutura da empresa por um único e vital fio: a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário