CÓDIGO
A atuação baseada em princípios éticos e a busca de qualidade nas relações são manifestações da responsabilidade social empresarial. Numa época em que os negócios não podem mais se dar em segredo absoluto, a transparência passou ser a alma do negócio: tornou-se um fator de legitimidade social e um importante atributo positivo para a imagem pública e reputação das empresas. É uma exigência cada vez mais presente a adoção de padrões de conduta ética que valorizem o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Relações de qualidade constroem-se a partir de valores e condutas capazes de satisfazer necessidades e interesses dos parceiros, gerando valor para todos. Empresas socialmente responsáveis estão melhor preparadas para assegurar a sustentabilidade a longo prazo dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial. O necessário envolvimento de toda a organização na prática da responsabilidade social gera sinergias, precisamente com os públicos dos quais ela tanto depende, que fortalecem seu desempenho global.
A empresa é socialmente responsável quando vai além da
obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas
de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim
será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade
mais justa.
A prática da responsabilidade social revela-se internamente na
constituição de um ambiente de trabalho saudável e propício à realização
profissional das pessoas. A empresa, com isso, aumenta sua capacidade de
recrutar e manter talentos, fator chave para seu sucesso numa época em que
criatividade e inteligência são recursos cada vez mais valiosos.
A competição acirrada torna vital a fidelização dos
consumidores e clientes, que têm cada vez mais acesso à informação e à educação.
A adoção de um comportamento que ultrapassa as exigências legais agrega valor à
imagem da empresa, aumentando o vínculo que seus consumidores e clientes
estabelecem com ela.
A empresa demonstra sua responsabilidade social ao
comprometer-se com programas sociais voltados para o futuro da comunidade e da
sociedade. O investimento em processos produtivos compatíveis com a conservação
ambiental e a preocupação com o uso racional dos recursos naturais também têm
importante valor simbólico, por serem de interesse da empresa e da coletividade.
Com iniciativas desse tipo, a empresa revela sua crença no
preceito de que só uma sociedade saudável pode gerar empresas saudáveis.
Fonte:
http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/indicadores/responsabilidade/etica.asp
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