CÓDIGO
Gestão Estratégica de Pessoas
Vantagem competitiva das organizações e principal ferramenta para o sucesso
A Gestão de Pessoas vem passando por um processo de intensa transformação.
Na medida em que os sistemas centrados em cargos - tradicionalmente utilizados como referencial – começam a mostrar fragilidades diante do momento altamente dinâmico pelo que passam as organizações, novas práticas, processos e ferramentas surgem para atender às necessidades corporativas.
O grande desafio das empresas hoje é identificar e implantar técnicas de gestão que podem garantir o sucesso no mercado competitivo em que se posicionam. Nesse contexto, a organização precisa estar alinhada com definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação de seus colaboradores.
E uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta o resultado como um todo.
As competências pessoais e corporativas consolidam-se como o ativo mais importante das organizações modernas, pois é por meio da combinação sinérgica dos conhecimentos, habilidades e atitudes que os resultados corporativos saem do plano estratégico e tornam-se resultados reais de negócio. Por isso, faz-se necessário implantar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão dos talentos e das competências individuais e institucionais em diferentes perfis de organizações e empresas.
Um modelo de gestão amplamente adotado hoje em dia é o de Gestão por Competências, que visa alcançar os objetivos organizacionais por meio do alinhamento entre a estratégia organizacional a as estratégias de Gestão do Capital Humano.
Como funciona?
A implantação do Modelo de Gestão por Competências engloba diferentes práticas e processos, como:- O diagnóstico da situação atual da Gestão de Pessoas na Organização
- O alinhamento entre a Estratégia Organizacional e a Gestão de Pessoas
- A identificação dos Perfis de Competências necessários para os colaboradores e unidades organizacionais
- A avaliação e o mapeamento das competências existentes
- A análise de gaps dos colaboradores
- A construção de Planos de Desenvolvimento Individuais com base nas competências necessárias
- A adoção de práticas de Carreira e Sucessão que privilegiem os perfis de competências necessários e existentes
- A avaliação constante dos indicadores relacionados aos processos de Gestão por Competências
Por que fazer a Gestão Estratégica de Pessoas por Competências
O objetivo principal da Gestão por Competências é instituir um novo estilo de gerenciamento na organização de maneira mais efetiva e estratégica.
O processo de implementação pede mudanças profundas na forma de entender o desempenho, a avaliação de desempenho, remuneração fixa e variável, o desenvolvimento de carreira e a retenção de talentos. Porém, é um processo crucial para definir e garantir os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para alcançar os resultados de forma consistente.
Um processo de Gestão por Competências requer metodologias, processos e ferramentas bem estruturadas que apóiem todos os processos da Gestão do Capital Humano e é isso que a Affero busca oferecer aos seus clientes e parceiros.
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