CÓDIGO
L A Costacurta Junqueira
Negociação é o processo de buscar a aceitação de
idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal
modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram
ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o
produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Se o leitor atento substituir a palavra negociação
por comunicação verá que os dois conceitos praticamente se superpõem
.
Neste capítulo vamos colocar algumas técnicas de
negociação, buscando incentivar sua aplicação no processo de
comunicação.
Nos processos de negociação (ou comunicação),
ressaltam dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades
interpessoais. A primeiro relaciona-se com o conhecimento de técnicas,
processos, "macetes" para negociação ( ex. Etapas para condução da negociação);
a outra relaciona-se com o conhecimento interpessoal dos negociadores (qual o
estilo de cada um, quais suas forças, fraquezas, necessidades, motivações, etc).
Inegavelmente, a habilidade técnica tem merecido mais atenção que a habilidade
interpessoal. Uma terceira habilidade – conhecimento do negócio – é extremamente
específica de cada negociação; trata-se do conhecimento mínimo do assunto objeto
da negociação, fundamental até para se saber se a negociação foi boa ou não.
Vamos abordar, a seguir, apenas o item habilidades interpessoais, provavelmente
a dimensão mais esquecida no processo.
Os negociadores as pessoas a quem comunicamos algo,
com quem nos defrontamos poderiam ser agrupados em quatro estilos
básicos:
ESTILO CATALISADOR
O negociador/comunicador com este estilo tende a ser
extremamente criativo, sempre com novas idéias, entusiasta dos grandes
empreendimentos, empreendedor. É o homem das coisas novas, dos grandes projetos
e decisões. Eventualmente, este negociador pode ser visto como superficial,
irreal, estratosférico, em suas decisões e ações.
ESTILO APOIADOR
O apoiador é aquele que considera que os seres
humanos são mais importantes que qualquer trabalho; aprecia atuar sempre em
equipe, procura agradar os outros, fazer amigos. Eventualmente pode ser visto
como incapaz de cumprir prazos, desenvolver projetos, enfim mais como um
missionário do que um executivo. Suas decisões são mais lentas e ele sempre
busca não melindrar a outra parte.
ESTILOS
| CATALISADOR | APOIADOR |
| CONTROLADOR | ANALÍTICO |
ESTILO CONTROLADOR
O controlador é aquele que toma decisões rápidas,
está sempre preocupado com o uso do seu tempo, com redução de custos; nas
discussões não faz rodeios, vai direto ao assunto, é organizado, conciso,
objetivo, sua meta básica é conseguir resultados. Eventualmente pode ser visto
como insensível às pessoas, durão, carrasco, etc.
ESTILO ANALÍTICO
O analítico é aquele que adora fazer perguntas, obter
o máximo de informações, coletar todos os dados disponíveis, sempre se
preocupando em saber todos os detalhes de cada empreendimento antes de iniciar
qualquer tarefa ou tomar qualquer decisão. Eventualmente este negociador pode
ser visto como sendo perfeccionista, detalhista em excesso, procrastinador,
etc.
Qual o melhor estilo? Todos eles são bons. O
importante é que conheçamos o nosso estilo e busquemos conhecer o estilo da
pessoa com quem estamos negociando ou nos comunicando . Um das chaves do êxito
no processo de negociação/comunicação é saber apresentar as nossas idéias de uma
forma que causa mais impacto ao outro negociador.
Nos processos de comunicação ao grupo maior de
pessoas é importante que nossos argumentos, colocações respeitem as pessoas com
características de cada estilo, presentes na platéia.
Negociar (e comunicar) é também o processo de
atendimento de necessidades mútuas, cabe-nos então, falar um pouco sobre qual o
tipo de necessidade que caracteriza cada estilo: para o estilo catalisador as
necessidades são de reconhecimento; apelar para aspectos de novidade,
singularidade, inovação, disponibilidade, ajudará no processo de
negociação/comunicação. O apoiador procura a aceitação, alguém que o aceite sem
julgar; neste caso a menção à harmonia, ausência de conflitos, garantia de
satisfação ajudará no processo de negociação/comunicação.
Para o estilo controlador as necessidades são de
realização; tudo o que se relacionar com alcance de metas, resultados, ganhar
tempo e dinheiro, vencer, ser independente, ajudará no processo de
negociação/comunicação. Já o analítico está sempre em busca de segurança e de
certeza; fornecer-lhe os dados disponíveis, alternativas para análise, decisões
seguras, pesquisas sem fim, ajudará no processo de
negociação/comunicação.
Um exemplo: suponhamos que você queira vender (ou
comunicar) ao seu superior a idéia de fabricar um novo produto (um abridor de
latas por exemplo). Agora vejamos quais os argumentos que você poderia usar,
dependendo do estilo do superior:
ESTILO CATALISADOR – "Seremos a primeira empresa no Brasil a fabricar esse tipo de abridor".
ESTILO APOIADOR – "A produção do abridor servirá para motivar e integrar mais nossa equipe de produção".
ESTILO CONTROLADOR – "A fabricação do abridor nos permitirá utilizar todo o potencial da área de produção e aumentar em 5% a lucratividade da empresa dentro de três meses".
ESTILO ANALÍTICO – "O abridor que produzimos funcionará dos dois lados, abrirá garrafas e latas, será inteiramente de aço inoxidável, de peso muito leve, comparado aos produtos concorrentes será muito mais resistente".
COMO NEGOCIAR COM CADA ESTILO
|
CATALISADOR Ênfase na inovação, criatividade, exclusividade, grandes projetos, idéias |
APOIADOR Ênfase no trabalho em equipe, preocupação com pessoas, no bem estar geral, na eliminação de conflitos, problemas |
|
CONTROLADOR Ênfase em redução de custos, tempo, prazos, resultados, metas, independência em relação aos outros |
ANALÍTICO Ênfase em informações, dados, detalhes, perfeição, preocupação com o micro, segurança, garantia |
Para grandes platéias a saída é colocar argumentos
que sensibilizem os 4 estilos de platéia.
É evidente que não basta apenas conduzir a
negociação/comunicação de acordo com o estilo da outra parte. A negociação ou
comunicação poderá ser facilitada dependendo do grau de confiança existente no
relacionamento: e isso dependerá do uso que eu venha a fazer dos quatro
elementos da confiança:
CREDIBILIDADE –
"Eu cumpro o que prometo, faço o que digo".
COERÊNCIA –
"Eu
digo as coisas que penso e não aquilo que a outra parte gostaria de
ouvir".
RECEPTIVIDADE/ACEITAÇÃO –
"Eu aceito que os outros sejam diferentes de mim, seja no que diz
respeito a ações, sentimentos, valores ou necessidades. Procuro não julgar o
próximo".
CLAREZA/SINCERIDADE –
"Eu divido o que tenho com as outras pessoas, não sou de esconder o
jogo; abro o jogo quanto a sentimentos, fatos, informações não confidenciais,
etc".
A confiança está estreitamente relacionada com os
estilos, dentro do processo de negociação e comunicação. Por exemplo, se meu
estilo é controlador, meu grande problema em termos de confiança, refere-se ao
elemento aceitação; para o catalisador o problema é a
credibilidade; para o analítico o problema é a sinceridade; com o
apoiador é coerência.
Vale lembrar também que a flexibilidade –
a capacidade de considerar as necessidades
alheias pelos menos tão importantes quanto as nossas, bem como a predisposição
para mudanças, inovações etc. – é também fundamental ao processo de negociação,
na medida em que tende a fazer com que a outra parte se predisponha a dialogar
conosco.


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