CÓDIGO
Nem sempre é fácil estabelecer uma comunicação completa e eficaz devido as inúmeras variáveis que influenciam no processo de compreensão e transmissão de informações. Dessa forma, o gestor precisa estar atento a necessidade de aperfeiçoar seu sistema de informação e desenvolver novas tecnologias para lidar com as questões subjetivas que permeiam as relações no trabalho.
A transformação de uma organização somente ocorre com a transformação das pessoas e o instrumento para proporcionar isso é o feedback assertivo.
A transformação de uma organização somente ocorre com a transformação das pessoas e o instrumento para proporcionar isso é o feedback assertivo.
A palavra feedback significa retro-alimentação, retorno, devolução, informação de como a mensagem foi recebida. Aplicada as relações interpessoais refere-se a uma informação dada a alguém sobre seu comportamento. É um modo de informar a pessoa de como seu comportamento está sendo percebido pelos outros. No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, o feedback é um processo de ajuda para a mudança do comportamento.
Ele pode e deve ser utilizado sempre que duas ou mais pessoas estiverem interagindo. Numa situação de grupo é muito importante saber dar e receber feedback, pois este, se bem utilizado, é um recurso valioso para a melhoria das condições de funcionamento do grupo. Quanto maior a concordância entre os componentes do grupo com relação ao feedback dado a alguém, maior a probabilidade desta pessoa estar, de fato, comportando-se da maneira descrita por ele.
Ele pode e deve ser utilizado sempre que duas ou mais pessoas estiverem interagindo. Numa situação de grupo é muito importante saber dar e receber feedback, pois este, se bem utilizado, é um recurso valioso para a melhoria das condições de funcionamento do grupo. Quanto maior a concordância entre os componentes do grupo com relação ao feedback dado a alguém, maior a probabilidade desta pessoa estar, de fato, comportando-se da maneira descrita por ele.
Para que o feedback possa atingir o objetivo de ajudar alguém a perceber-se melhor, ele deve possuir algumas características:
1) Deve ser mais descritivo do que avaliativo - Atendo-se aos fatos e nao ao comportamento. A pessoa que dá o feedback não deve julgar o comportamento da outra, mas apenas informá-la a respeito: “você não teve uma boa participação na última reunião do grupo”, não está descrevendo o comportamento da pessoa, mas emitindo um julgamento sobre ela. Nesse caso, um feedback mais útil poderia ser: “Você não manifestou sua opinião quando Paulo a solicitou”.
2) Deve referir-se a fatos especificos, evitando generalizações e utilização de rótulos - Por exemplo: Ao invés de dizer que X é dominador (julgamento), é mais conveniente relatar o evento onde ele demonstrou este tipo de comportamento → “Nesta reunião você não ouviu a opinião dos outros”.
3) Deve fazer referência apenas a comportamentos que estejam sujeitos ao controle do indivíduo que o recebe - dizer, por exemplo, “seu sotaque dificulta minha compreensão do que você fala”, não ajudaria em nada a pessoa que recebe este tipo de informação e, provavelmente, só iria aumentar sua ansiedade cada vez que fizesse uso da palavra.
4) Deve ser dado em dia, horário e local apropriado.
5) O receptor deve apresentar condições emocionais inalteradas.
6) Deve haver grau de abertura do receptor.
7) Será mais útil se for solicitado (desejo de mudar).
8) Quem dá o feedback deve falar em seu próprio nome.
9) Declare, não insinue.
Gostamos de dar conselhos e por isso sentimo-nos competentes e importantes. Daí o perigo de pensar no feedback como forma de demonstrar nossa inteligência e habilidade. Isso gera violência e resistência. Temos que pensar na sua utilidade para o receptor.
Para receber feedback:
1) Tente entender o que estão lhe dizendo, a motivação e os objetivos.
2) Nao interprete. Se necessário mude as palavras do emissor para confirmar se o que você entendeu foi o que ele quis dizer.
3) Esclareca as dúvidas de entendimento, não de mérito.
4) Organize o que ouviu.
5) Reflita, compare. Veja que consequências as mudanças trarão.
6) Agradeca. Pense no que ouviu e reveja suas atitudes.
7) Adote uma nova postura ou mantenha a atual, tendo claro os porques, as razões de sua decisão.
Dar e receber feedback constitui uma das habilidades interpessoais imprescindíveis ao funcionamento produtivo de um grupo humano em qualquer contexto.
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