CÓDIGO
Antes precisamos entender o que é a Comunicação Organizacional.
• Abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização.
• Processo através do qual os membros da organização obtém informações pertinentes sobre ela e as mudancas que nela ocorrem.
• Desempenha uma função de fonte de informação para os membros da organização.
A comunicacao intra e interpessoal constituem a base e permeiam todo o processo da comunicação organizacional e das relações de trabalho.
Processo da Comunicação
Emissor → Mensagem → Canal → Receptor
(ruido*)
*Ruido= Conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo “emissor x receptor” e vice-versa.
Fatores causadores de ruído:
1. Ausência de Identificação entre EMISSOR e RECEPTOR
2. Mensagem mal estruturada, uso inadequado de códigos, emprego deficiente de canais.
3. Deformação do conteúdo da mensagem
4. Omissão de detalhes importantes da mensagem em nome de uma aparente OBJETIVIDADE ou COMODIDADE
5. Deformação ao FALAR, ESCREVER, OUVIR e LER, tanto do emissor quanto do receptor.
• Abrange todas as formas de comunicação utilizadas pela organização.
• Processo através do qual os membros da organização obtém informações pertinentes sobre ela e as mudancas que nela ocorrem.
• Desempenha uma função de fonte de informação para os membros da organização.
A comunicacao intra e interpessoal constituem a base e permeiam todo o processo da comunicação organizacional e das relações de trabalho.
Processo da Comunicação
Emissor → Mensagem → Canal → Receptor
(ruido*)
*Ruido= Conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo “emissor x receptor” e vice-versa.
Fatores causadores de ruído:
1. Ausência de Identificação entre EMISSOR e RECEPTOR
2. Mensagem mal estruturada, uso inadequado de códigos, emprego deficiente de canais.
3. Deformação do conteúdo da mensagem
4. Omissão de detalhes importantes da mensagem em nome de uma aparente OBJETIVIDADE ou COMODIDADE
5. Deformação ao FALAR, ESCREVER, OUVIR e LER, tanto do emissor quanto do receptor.
6. Problemas de ordem pessoal entre o emissor e o receptor prejudicando a assimilação da mensagem.
7. Manifestação de boatos.
8. Sobrecarga ou escassez de informações na transmissão da mensagem.
Como saber que uma comunicação foi efetuada com sucesso?
Quando o receptor compreende a mensagem tal qual ela foi idealizada. Não há necessidade de concordância, bastando que o receptor a entenda.
A Comunicação Organizacional eficaz implica:
• Competência de se fazer entender;
• Favorecer a negociação interna (delegação e participação);
• Vivenciar/proporcionar experiências que favoreçam auto-desenvolvimento;
• Feedback
Tipos de Comunicação
As comunicacoes estabelecidas dentro da empresa podem ser divididas em formais e informais.
As comunicações formais são aquelas que obedecem à organização e que podem ser chamadas de relações de trabalho. Por exemplo: requerimentos, circulares, ordem de serviço, etc. As comunicações formais são feitas nos planos vertical e horizontal e em todos os sentidos (de cima para baixo → descendente; de baixo para cima → ascendente e lateralmente → pares). Assim, as comunicações entre superiores e subordinados são verticais e de cima para baixo ou de baixo para cima, conforme partam dos superiores ou dos subordinados. Quando se estabelecem entre pessoas do mesmo nível hierárquico (operário com operário, supervisor com supervisor, gerente com gerente), as comunicações são horizontais/laterais e o sentido é de A para B e de B para A.
As comunicações informais, por outro lado, são aquelas que se estabelecem espontaneamente entre as pessoas. São comunicações livres e tanto podem referir-se ao trabalho como a outros assuntos.
As comunicações informais muitas vezes são úteis, como acontece quando os empregados trocam idéias e experiências sobre o serviço, ou quando conversam livremente para quebrar a monotonia. Outras vezes são prejudiciais, como o boato e as intrigas, ou ainda as conversas que atrapalham o serviço. De um modo geral podemos dizer que as comunicações informais, quando realizadas sem abuso e dentro de uma liberdade apenas supervisionada, não só contribuem para a solução de inúmeros problemas, como servem para criar um clima humano de maior satisfação. É preciso que haja liberdade de comunicação. Uma supervisão esclarecida sabe estimular as comunicações úteis e evitar as nocivas.
7. Manifestação de boatos.
8. Sobrecarga ou escassez de informações na transmissão da mensagem.
Como saber que uma comunicação foi efetuada com sucesso?
Quando o receptor compreende a mensagem tal qual ela foi idealizada. Não há necessidade de concordância, bastando que o receptor a entenda.
A Comunicação Organizacional eficaz implica:
• Competência de se fazer entender;
• Favorecer a negociação interna (delegação e participação);
• Vivenciar/proporcionar experiências que favoreçam auto-desenvolvimento;
• Feedback
Tipos de Comunicação
As comunicacoes estabelecidas dentro da empresa podem ser divididas em formais e informais.
As comunicações formais são aquelas que obedecem à organização e que podem ser chamadas de relações de trabalho. Por exemplo: requerimentos, circulares, ordem de serviço, etc. As comunicações formais são feitas nos planos vertical e horizontal e em todos os sentidos (de cima para baixo → descendente; de baixo para cima → ascendente e lateralmente → pares). Assim, as comunicações entre superiores e subordinados são verticais e de cima para baixo ou de baixo para cima, conforme partam dos superiores ou dos subordinados. Quando se estabelecem entre pessoas do mesmo nível hierárquico (operário com operário, supervisor com supervisor, gerente com gerente), as comunicações são horizontais/laterais e o sentido é de A para B e de B para A.
As comunicações informais, por outro lado, são aquelas que se estabelecem espontaneamente entre as pessoas. São comunicações livres e tanto podem referir-se ao trabalho como a outros assuntos.
As comunicações informais muitas vezes são úteis, como acontece quando os empregados trocam idéias e experiências sobre o serviço, ou quando conversam livremente para quebrar a monotonia. Outras vezes são prejudiciais, como o boato e as intrigas, ou ainda as conversas que atrapalham o serviço. De um modo geral podemos dizer que as comunicações informais, quando realizadas sem abuso e dentro de uma liberdade apenas supervisionada, não só contribuem para a solução de inúmeros problemas, como servem para criar um clima humano de maior satisfação. É preciso que haja liberdade de comunicação. Uma supervisão esclarecida sabe estimular as comunicações úteis e evitar as nocivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário