sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Não Nascemos Prontos

CÓDIGO

Somente ser competente por si só pouco vale. Ou em outras palavras, sendo um pouco mais realista, não vale nada!
No exercício de nossa vida profissional, temos o contato com pessoas de todos os níveis, diferentes histórias e competências. Alguns profissionais investem pesado para desenvolver suas competências técnicas, visando oferecer maior qualidade no trabalho.
Mas boa parte não trata a oferta de sua mão de obra como um negócio. Não se preocupam com um plano de desenvolvimento e expansão. Então, alguns num dado momento da carreira acabam sendo dispensados por seu empregador e “investem” muito tempo e energia buscando culpados, tentando identificar a pessoa que puxou o tapete e custam muito para entender que o cliente simplesmente decidiu comprar de outro.
Outro ponto, é que faltam profissionais com o perfil agregador e compartilhador. O perfil agregador é inerente àquele profissional que prisma por agregar valor à equipe, entender o negócio da empresa a que serve e sabe muito bem como utilizar as suas competências, habilidades e conhecimentos para agregar valor ao negócio, envolvendo o grupo com a finalidade de atingir os objetivos empresariais. O perfil compartilhador pertence àquele profissional que tem efetiva preocupação com o próprio crescimento e das pessoas que o cercam. São aquelas pessoas que estão constantemente disponibilizando à equipe vivências e conhecimentos adquiridos, bem como buscam aprender algo novo com os companheiros de trabalho, portanto contribuem ativamente para o desenvolvimento da equipe.
É fato que para compartilhar é necessário que o profissional tenha primeiramente muita humildade. Muitos estão bem mais preocupados em mostrar e demonstrar o quanto sabem do que realmente compartilhar. É necessário também coragem e disposição para ousar ver uma situação de outro ponto de vista e a pensar diferente.
Ouse administrar a sua vida profissional como um negócio muito lucrativo. Defina com clareza onde pretende chegar e planeje suas metas. Concentre-se na idéia de fazer uma contribuição em um ambiente de equipe... A competência sozinha não vende, aliás pouco ou nada vale.
Para complementar, um vídeo do filósofo Mário Sérgio Cortella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário