CÓDIGO
A análise de um cargo e sua descrição são formas de ajudar na contratação de empregado, dentro do perfil desejado, atendendo às necessidades das atividades que o empregador deseja.
O apego excessivo às descrições formais pode levar à rigidez e a problemas localizados, conduzindo o colaborador à recusa do exercício de suas atividades, e a fazer afirmações como: "exercend essa atividade, passo a ter dupla função.", "você não tem autoridade para tomar essa decisão" ou "isso não consta na minha função", etc.
Para tanto, a descrição do cargo deve focalizar um conjunto amplo de tarefas e de resultados finais, sem detalhamento excessivo. Quem faz a descrição de cargos também deve ter um cuidado com o enfoque demasiadamente amplo, visto que pode não oferecer um caminho organizacional claro, não conseguir vincular o comportamento dos empregados ao objetivo da empresa e deixá-los sem atividades definidas, e ainda comprometer a empresa legalmente em suas decisõesquanto à contratação, promoção, treinamento e remuneração.
As descrições devem responder ao que se faz, como e com que se faz e para que se faz. Embora haja apenas evidências de alguns desses elementos em determinadas ocupações, deve-se fazer com que conste em todas as descrições a lógica interna do processo de trabalho.
As descrições são um ponto de partida para aprofundamento da análise dod trabalho. Para tanto devem ser decompostas em suas diferentes fases operacionais, para a determinação de conteúdos programáticos e métodos de trabalho em recursos humanos.
Tanto a rigidez excessiva nas descrições formais de um cargo, como um enfoque demasiadamente amplo podem ser favoráveis aos empregados e à organização. Entre um extremo e outro, deve-se fazer uma avaliação para se chegar ao ponto de equilíbrio desejado, o que se pode configurar uma receita de bons resultados.
Conceito de descrição de Cargos
A descrição é um processo que consiste em determinar, pela observação e pelo estudo, os fatos ou elementos que compõe a natureza de um cargo e o torna distinto dos outros cargos dentro da organização. De forma geral ela define algumas responsabilidades principaise uma lista de tarefas que o ocupante deve desempenhar.
O cargo é expresso por meio da determinação das qualificações, juntamente com requisitos básicos, como experiência, escolaridade, responsabilidade, conhecimento técnico, condições de trabalho entre outros fatores exigidos de seu ocupante para seu efetivo desempenho.
A relação das responsabilidades ou tarefas de um cargo chama-se descrição do cargo.
A descrição do cargo oferece informações que servirão de base para obter o máximo de dados possível que serão utilizados para fins de remuneração, seleção, treinamento, etc.
A composição dos cargos é a base para estabelecer critérios e técnicas de remuneração e recrutamento.
Existem cargos cuja análise é mais complexa; entre eles sobressaem os da área técnica e científica.
Alguns cargos são de uso geral geral e podem existir dentro de diferentes departamentos, são eles: secretária, assistente, auxiliar, etc. Os ocupantes de um mesmo cargo podem ter atribuições (ou funções) diferentes uns dos outros. Dado esse motivo, é costume distinguir cargo e função.
Cargo: é a ocupação oficial do empregado.
Função: é a sua atribuição específica, ou conjunto de atribuições.
Por exemplo, pode haver um número grande de auxiliares administrativos, assistentes administrativos e secretárias, como função oficial, mas cada um deles com funções diferentes.
Tarefa, Função e Cargo
Tarefa - É o conjunto de elementos que requer esforço humano para determinado fim.
Ex: Cargo: Secretária de diretoria bilíngue
Tarefas: Redigir correspondência, tradução e versão de documentos e publicações, receber e transmitir recados e informações telefônicas, redaçõe de textos em português, inglês e alemão, etc.
Função - É a atribuição específica; inclui deveres e responsabilidades requeridas das atividades de um indivíduo.
Numa organização, existem tantas funções quanto empregados. Quando as funções são semelhantes em sua natureza e requisito, elas são chamadas de cargos.
Cargo - Como cargo é a ocupação oficial do empregado, para descrevê-lo é necessário entender as várias ocupações da empresa e estabelecer a necessidade ou objetivo de cada função; agindo dessa forma obtêm-se os cargos específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário