segunda-feira, 22 de abril de 2013

ISO

CÓDIGO

Termo ISO: International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional para Padronização, foi fundada em 1947 com sede em Genebra na Suíça e é uma federação mundial de organismos de normalização internacional de aproximadamente, 120 países. Tem como Missão, promover o desenvolvimento da normalização, e atividades correlatas, no mundo, com os objetivos de facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e de desenvolver a cooperação nos campos da atividade intelectual, científica, tecnológica e econômica.
ISO 9000 é o termo genérico de uma série de normas relativas a Sistemas da Qualidade editadas pelo ISO e que especificam quais os requisitos que devem obedecer aos sistemas de qualidade a serem implantados tanto para o ramo industrial ou na prestação de serviços.
O atual sistema da qualidade, foi aprovada no fim de 2008 e foi elaborada para ter maior compatibilidade com a família da Norma ISO 14000 (Sistema de Gestão Ambiental) e com maior interação com o restante da família Norma ISO com o objetivo de e obter melhor entendimento, garantindo o caráter genérico da norma.
A Norma ISO está cada vez mais difundida no mundo inteiro, e a ISO 9000 (gestão da qualidade), está sendo utilizada cada vez mais por empresas do setor de serviços. Anteriormente a norma era utilizada massivamente pelas indústrias metalúrgicas. Atualmente para exportar produtos para os países europeus, a certificação é fundamental para concretização dos negócios.
A metodologia de trabalho adotada pela Norma é a abordagem por processo, entendida como uma atividade que usa recursos e que é gerida de forma a possibilitar transformação de entradas em saídas. Frequentemente a saída de um processo é a entrada para outro processo, gerando uma atividade de controle é contínua, pois permite estabelecer uma ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos e sua combinação e interação.
 
A Norma NBR ISO 9001:2008 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) determina os “requisitos” necessários para implantação do sistema de gestão da qualidade. A partir da implantação dos requisitos dessa norma, a empresa poderá solicitar ou não a uma OCC – Organismo de Certificação Credenciado, entidade certificadora acreditada pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, a execução de uma auditoria em seus processos. Se a auditoria constatar que todos os requisitos estão implantados de forma eficaz, a empresa certificadora poderá recomendar a sua certificação.
A partir da certificação, o processo de auditoria passa a ter um papel fundamental dentro das organizações, surge como uma ferramenta capaz de aprimorar os controles e procedimentos internos de uma forma geral, principalmente visando a redução de custos e, portanto, tornando seus produtos mais competitivos no mercado
Existe uma norma específica para auditoria de gestão, é a Norma NBR ISO 19011 – Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental, que tem por objetivo de enfatizar a importância da auditoria como uma ferramenta de gestão para monitorar e verificar a eficácia da implementação das políticas de gestão e avaliar sua conformidade.
No Brasil temos também a FNQ - Fundação Nacional da Qualidade (2008) que instituiu os Critérios de Excelência, um modelo sistêmico de gestão adotado por inúmeras organizações de Classe Mundial. Os Critérios de Excelência são pautados em conceitos fundamentais essenciais à obtenção da excelência do desempenho. A gestão baseada nos Critérios de Excelência possibilita à organização realizar uma autoavaliação e obter um diagnóstico exato da gestão organizacional, além de poder se candidatar ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
Os Critérios de Excelência, conhecidos também com PNQ, trabalham com uma abordagem sistêmica e de processo, alinhada as estratégias de desenvolvimento sustentável, governança corporativa e valorização dos stakeholders (partes interessadas).
 
Saiba mais:
 
 
ISO 9001:
 
De uma forma geral, pode-se verificar que a auditoria é uma atividade relativamente nova no Brasil, porém muito utilizada em organizações que necessitam exportar seus produtos, ou fazer de seu produto/serviço uma referência de qualidade agregando valor ao cliente e garantindo sua sustentabilidade. Como vemos, as legislações existentes abrangem praticamente toda a organização inclusive a área de RH.
Muitos profissionais defendem a existência de uma legislação específica, mas na verdade ela é considerada relevante e de fundamental importância tanto na norma ISO como no PNQ. O manual prático de auditoria trabalhista dá um bom embasamento a esse ramo específico de auditoria, levando-se em consideração que o auditor das práticas de RH precisa ser muito criterioso e ter um manual desses em mãos é de fundamental importância para direcionar o seu trabalho.
 

Existe uma norma específica para realização de auditoria, é a Norma ISO 19011 .
A utilização de uma norma como padrão, dará uma equidade nos critérios de avaliação dos requisitos e na metodologia a ser aplicada e na forma de condução da auditoria sendo imparcial e uniforme em seu julgamento. Para que esse processo equitativo aconteça, a Norma NBR IS0 19011 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002) – Diretrizes para Auditoria de Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental, se encaixa perfeitamente dentro dos critérios de auditoria.
 

Caso a empresa não possua procedimentos e instruções de trabalho na organização, utilize o critério das melhores práticas.
 
Outro ponto que ajudaria muito na avaliação da auditoria é se a organização possui um sistema de gestão implantado e documentado a exemplo da Norma NBR ISO 9001:2008, PNQ, entre outros. Caso a empresa não possua, a auditoria acontece da mesma forma, porém com menor ênfase nos processos de realização ou processo “fim” da empresa. Há de se convir porém que o auditor possui uma experiência que possibilitará uma auditoria rica, mesmo a empresa não tendo tal sistema de gestão implantado, sendo portanto uma oportunidade para o auditor agregar mais valor a empresa com sugestões de melhoria.
É inegável a contribuição que uma auditoria bem elaborada traz para a organização. O auditor ao observar alguns requisitos, se orienta para que na prática de realização da auditoria, caso alguns requisitos estejam em não conformidade sejam relatados para que a alta administração em conjunto com seus executivos do nível tático proceda a correção para a retomada e melhoria dos processos.

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