segunda-feira, 22 de abril de 2013

Papel da Consultoria em Recursos Humanos - Contratar ou não?

CÓDIGO

Objetivos da consultoria:
Verificar e monitorar a eficácia da implementação do sistema de gestão;
Identificar as oportunidades de melhoria dentro do sistema de gestão
Identifica as deficiências do sistema de gestão;
Realiza uma avaliação da qualidade da conformidade da certificação  e avaliação da cadeia de fornecedores;
 
Não adianta a empresa ter a melhor estratégia empresarial se ela não tiver uma base de pessoas comprometidas com a visão e a missão da organização, buscando de forma ativa o melhor desempenho no alcance de seus objetivos estratégicos. Com a consultoria é possível obter uma segurança maior para embasar e justificar algumas ações que produzirão impactos de grande monta nos processos de negócio e nas pessoas envolvidas.
Cada empresa almejava ter suas estruturas organizacionais mais competitivas e ganhando cada vez mais espaço no mercado.
É difícil entender porque a consultoria exerce uma força maior no direcionamento dos recursos e capacidades da empresa, já que a experiência e informações sobre a empresa estão em poder dos colaboradores envolvidos nos processos internos. Mesmo assim, algum medo impede que coloquem em prática as decisões que devem ser tomadas para dar um melhor rumo a organização, e muitas vezes até com os diagnósticos em mãos, esse receio impede o desenvolvimento e crescimento. É comum descobrirmos no quadro funcional colaboradores altamente capacitados, mas que não conseguem traduzir para a prática a experiência e conhecimento que possuem.

Para enfrentar os desafios da gestão de empresas na atualidade, a ajuda de especialistas constitui uma das estratégias mais efetivas às organizações.
A visão externa trazida pela consultoria é com freqüência mais ampla porque conta com a experiência, nas mesmas situações, em uma grande diversidade de contextos, clientes e serviços.
Como não integram as cadeias de poder e lealdade das empresas que os contratam, os consultores conseguem maior isenção e neutralidade na análise de cenários e problemas, podendo oferecer ao gestor mais precisão e chances de acerto em suas decisões.
Ao atuar em uma empresa-cliente, o consultor não exerce junto a ela nenhuma outra função, o que lhe propicia atenção concentrada e conseqüentemente maior rendimento e efetividade.
Na execução de mudanças, o consultor continua sendo um forte impulsionador, alavanca para o novo acontecer com a velocidade necessária aos melhores resultados.
Mas sem dúvida é o acesso à competência e ao notório saber a razão mais freqüente para a contratação de consultoria. Contratar um consultor é promover uma ampliação na capacidade da empresa e torná-la mais apta para o sucesso.
 
No ambiente empresarial, pode-se evidenciar o conceito da consultoria e é evidente que o consultor apenas orienta sobre o assunto especifico e que não cabe a ele a execução da ação que irá mudar uma determinada situação. Ele elabora os relatórios com o diagnóstico da sua pesquisa e observação e dá as dicas necessárias para que a empresa possa tomar a melhor decisão. Cabe ao administrador da empresa executar ou não a proposta de solução da consultoria, que terão que vencer a resistência do quadro funcional as mudanças necessárias na solução dos problemas que foram a razão da contratação de uma consultoria especializada.
Ao consultor cabe o papel de influenciar a tomada da decisão, sem, no entanto determinar que a ação seja executada.
Se a organização pretende identificar e desenhar os processos, destruir a burocracia e fazer com que seu pessoal saia da famosa “zona de conforto” uma sugestão... Contrate uma consultoria.

O consultor pode ser interno ou externo
Consultor Externo: Profissional autônomo ou ligado a uma empresa especializada em consultoria.
Consultor Interno: Profissional pertencente ao quadro de funcionários da empresa
Antes de buscar um consultor externo porque não olhar pra dentro da organização e verificar se existe alguém com potencial de fazâ-lo. Porque não dar esta oportunidade?
 
Estrutura do serviço de consultoria externa ou independente
A análise organizacional pode ser realizada por três formas distintas:
Por equipe interna: formada por profissionais da própria empresa com perfil consultivo;
Por equipe externa ou independente: formada por profissionais consultores de fora da empresa;
Por equipe mista: formada por profissionais internos e consultores externos (dependendo da abrangência e do grau de complexidade da análise administrativa, essa equipe trará mais resultados).
 

É importante que ao escolher uma das formas para proceder a análise administrativa, a empresa tenha consciência do seu objetivo. O que se busca eliminar ou melhorar com esta análise? Se o objetivo da análise está claro, a empresa decide de que forma irá realizar a análise administrativa, ciente dos pontos positivos e negativos de sua escolha.

      Consultoria voltada para Estratégia Empresarial
     - Definição e/ou validação de missão, visão, políticas e valores
     - Definição dos objetivos estratégicos;
     - Elaboração do planejamento estratégico;
     - Implantação do planejamento estratégico;
     - Proposta de reestruturação organizacional.
Consultoria voltadas para a Gestão por Competência (HR)
- Avaliação das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores
- Mapeamento de competências organizacionais;
- Mapeamento de competências técnicas e comportamentais das funções;
- Identificação dos desvios relacionados a treinamento;
- Avaliação de desempenho focado em competências;
- Plano de carreira por competências;
- Plano de remuneração por competências;
      Consultoria voltadas ao apoio à Gestão por Competência (RH)
- Pesquisa salarial;
- Descrição de função;
- Pesquisa de clima organizacional;
- Capacitação e implantação de seleção por competências;
Consultoria para implantação de Sistema de Gestão da Qualidade
- Implantação de Sistema da Qualidade;
- Implantação de ferramentas da qualidade;
- Implantação das Normas ISO 9000 (toda família ISO);
- Implantação do PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade;
- Implantação do Programa 5S;
- Mapeamento e avaliação dos processos organizacionais;
Consultoria em Marketing e Vendas
- Identifica necessidades mercadológicas;
- Implementação de ferramentas de análise mercadológicas;
- Treinamento e desenvolvimento de vendedores;
- Avaliação da gestão comercial;
 
Veja que existem inúmeras formas e fatores que levam uma empresa a contratar uma empresa de consultoria, abordamos algumas que achamos mais corriqueiras no dia a dia empresarial.

Dicas para uma boa Contratação e Relacionamento com a empresa Consultora
Após definido os critérios para contratação de uma consultoria, cuidados devem ser tomados para que haja um relacionamento de parceria profissional. Na avaliação de Cominato (2002, p. 667-674), esse momento é o mais crítico de todos, é a partir dessa análise que se determina o sucesso ou fracasso do projeto:
1. Primeiramente certifique-se que na organização não possua um profissional capacitado para exercer tal função para resolver o problema, só então procure uma empresa consultora;
2. Antes de contratar uma empresa consultora, procure saber por que a organização necessita dessa consultoria externa e não a contrate antes de saber o que realmente precisa;
3. Se não estiver decidido a implementar o que a empresa consultora propor, por que contratar?
4. Busque informar-se sobre os trabalhos desenvolvidos anteriormente pela empresa consultora, contate com clientes anteriores e solicite informações sobre os serviços prestados e os resultados obtidos.
5. Busque saber se a empresa prestou consultoria para outras do mesmo ramo de negócio. Isso será muito útil;
6. Avalie todas as empresas consultoras cândidas, sem distinção, nem sempre as empresas de renome possuem as melhores práticas e avaliem seus custos;
7. Antes de assinar qualquer contrato, leia muito bem as entrelinhas da proposta, peça detalhes de tudo o que você não entende ou está com dúvidas e só assine o contrato quando todas as dúvidas forem dirimidas;
8. Exija que no contrato contenha o acordo de confidencialidade das informações. Isso trará uma tranqüilidade por parte da organização e uma responsabilidade a mais para a empresa consultora, pois toda e qualquer informação que por ventura vazar, será de sua responsabilidade e responderá por isso;
9. Eleja um líder do projeto por parte da organização e exija um profissional responsável por parte da empresa consultora, eles serão os responsáveis pela condução do projeto;
10. Exija um cronograma contendo todas as atividades a serem desenvolvidas e seus pontos de controle para avaliar sua qualidade. Não se esqueça dos recursos necessários que serão disponibilizados (pessoas, máquinas, espaço, equipamentos etc.) conforme cronograma. Caso os recursos não estejam disponíveis dentro do prazo e na quantidade necessária, estes poderão comprometer os resultados da consultoria e sujeito a possível aumento dos custos previstos;
11. Para não ficar refém da consultoria, exija garantias de que após a conclusão dos trabalhos a organização terá autonomia para dar continuidade no projeto. Para que isso aconteça, a metodologia a ser utilizada deverá ser a mais adequada com relação ao que foi contratado e a equipe de profissionais que fará parte do projeto por parte da organização deve ser pró-ativa e comprometida com os objetivos do projeto;
12. Acompanhe de perto todo o andamento dos trabalhos da consultoria e não delegue as decisões estratégicas. Seja assertivo nas decisões, pois você e sua equipe a conhecem mais que todos.
As informações que são obtidas através de uma auditoria, passam a fazer parte do Relatório de Análise Crítica de forma a não comprometer o auditado, sendo que em nenhum momento se faz referência a nomes. A intenção não é buscar culpados, mas relatar os fatos tais quais eles são, porém se uma situação grave é constatada, então os fatos são coletados e comunicados a alta administração para que tomem as devidas providências.

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