segunda-feira, 22 de abril de 2013

CÓDIGO

Sabemos da importância em reter talentos devido a competividade do mercado que tem pressionado as organizações a mudarem sua forma de gestão para mater os talentos internos competentes, comprometidos, atualizados e competitivos. Mas além dos benefícios que precisam ser mantidos (e estarem em manutenção), da forma de liderar, das condições ambientais, das políticas e práticas de gestão das pessoas, o incentivo ao crescimento profissional real e pessoal é uma das melhores formas de reter seus talentos e fazer com que queiram permancer na empresa, visto que outra preocupação frequente é que após todo o preparo estes talentos possam vir a trabalhar para o concorrente.
Mas como equilibrar seus interesses com os dos colaboradores? Eles precisam perceber que esta "entrega de resultados" está em outros níveis, e que ele "faz a diferença". O desenvolvimento do perfil com atividades adequadas a cada pessoa valoriza o colaborador e faz com que se crie esse "vínculo".
Um grande aliado é a divulgação de novas oportunidade através do mural ou intranet permite que os interessados possam inscrever-se, permitindo que em todos os níveis seja possível crescer. Isto faz com que haja busca de crescimento através de um estímulo. A vaga é divulgada para os funcionários, onde são indicados os requisitos exigidos para quem deseja concorrer àquela oportunidade. A transparência é muito importante, ou seja divulgar os requisitos, escolaridade, etc. 
Preenchido os requisitos, são aplicados provas escritas, entrevistas com um profissional de Recursos Humanos, bem como o gestor da área que está oferecendo a vaga entre outras ferramentas como testes e dinâmicas de grupo. Caso o colaborador seja aprovado em todas essas fases, ele irá participar de um programa de integração e passar por um treinamento adequado, para que possa assumir sua nova função. É muito importante também que o superior imediato saiba desta participação no processo. E após conclusão do processo divulgar para os demais candidatos e através do mural para incitar a movimentação interna.
Outra forma é investir no desenvolvimento contínuo destes colaboradores e formar e desenvolver líderes através de programas. Não apenas dar oportunidade de crescer, mas ajudá-los a desenvolver seu potencial da seguinte forma:
 
* Desenvolvimento de líderes - institui programas específicos para o desenvolvimento de competências dos gestores das empresas, bem como preparação de novas lideranças.
* Capacitação tecnológica - direcionando cursos para o desenvolvimento de competências técnicas.
* Incentivo à educação formal - estímulo a cursos dos ensinos fundamental e médio, à graduação, à pós-graduação e idiomas.
* Desenvolvimento de equipes - promoção de cursos, palestras e encontros que objetivam desenvolver o trabalho em equipe em toda a empresa.
* Crescer on-line - educação à distância com oferta de cursos de desenvolvimento técnico e comportamental através da Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário