sexta-feira, 21 de junho de 2013

O Planejamento da Previsão de Pessoal e a Descrição e Análise de Cargos

CÓDIGO

Fatores que interferem no Planejamento de Pessoal
O absenteísmo e a rotatividade de pessoal interferem diretamente no cálculo da necessidade de pessoal, pois os funcionários nem sempre estão presentes no trabalho. Eles faltam, afastam-se do trabalho por acidentes, por doenças, por licenças, ou mesmo por atrasos. Pessoas também são admitidas, transferidas, promovidas e desligadas da organização.
Com isso, deve-se levar em conta tanto o fator de absenteísmo quanto o de rotatividade para o cálculo da previsão de pessoal na organização.
Para a condução de um bom processo seletivo, após realizar o planejamento de previsão de pessoal na organização, torna-se necessário realizar uma descrição e uma análise dos cargos na organização, caso ainda não exista uma.
Esta descrição e análise, como vocês poderão ver, servem de base para outras atividades da gestão de pessoas, além do recrutamento e seleção de pessoal, como no planejamento de carreira e realização de treinamentos.

Descrição e Análise de Cargos
Descrição de cargos pode ser entendida como uma descrição das tarefas e atividades a serem feitas, relacionando a periodicidade, o local, as pessoas e equipamentos envolvidos na atividade, bem como os objetivos e resultados a serem atingidos. É a definição do que é feito, de como se faz, de quando se faz, de onde se faz e o porquê se faz.
Já a análise do cargo é o detalhamento que a execução do cargo exige em termos de conhecimento, habilidades e capacidades, de forma a desempenhar completamente as atividades do cargo. É justamente a análise do cargo que dará informações importantes acerca dos requisitos necessários para o ocupante de um cargo.

Dicas de leitura: Manual de descrição de cargos e salários do autor Aristeu de Oliveira; Leia o capítulo sobre a modelagem de cargos do livro "Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações", de Idalberto Chiavenato.

Análise do Cargo e as Competências
Quando analisamos um cargo, definimos os requisitos mínimos necessários para seu ocupante. Já quando vamos realizar uma seleção, é preciso ter em mãos tanto esta análise do cargo quanto informações sobre o perfil da vaga, ou seja, sobre o perfil do profissional que se encontrará apto para ocupar a vaga.
Na análise de cargos, entende-se por competências um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que possibilitam o pleno desenvolvimento de uma tarefa ou atividade.
Com isso, descrever as competências necessárias para o cargo é como descrever o perfil da vaga que consiste em descrever os conhecimentos e habilidades técnicas, bem como as atitudes e comportamentos da pessoa que irá desempenhar a função.
Atualmente, existem empresas que realizam o processo seletivo por competências, mas a maioria das organizações ainda o faz na forma tradicional.

Importante: Quando for descrever um cargo e analisá-lo, evite pensar na pessoa que o ocupa. Isto pode fazer com que o resultado da descrição e análise do cargo seja deturpado.

Dica de leitura: Livro Seleção por Competências de Maria Odete Rabaglio.

Um comentário:

  1. como exercer uma liderança quer pública, privada ou ademais segmentos que exirge conhecimentos , habilidades, atitudes , dentre outros desempenhos numa gestão democrática , interativa , que seja motivadora para então as organizações atingirem suas metas, projetos e objetivos a serem alcançados e com as implementações da gestão moderna pautada na eficiência e eficácia e efetividade.

    ResponderExcluir