domingo, 23 de junho de 2013

Recrutamento

CÓDIGO

O Recrutamento de Pessoal e seus principais Meios
Antes de iniciar o processo de Recrutamento é importante formalizar a necessidade de vaga e o processo de recrutamento.

Solicitação de Pessoal
Iinfelizmente, em algumas empresas, ainda existe informalidade na contratação de pessoas. Esta informalidade pode levar à falta de informações, de dados concretos, de evidências necessárias para se gerir um determinado processo como a Gestão de Pessoas.
Eu já trabalhei com Sistemas de Gestão da Qualidade, a famosa norma ISO 9000. Se você trabalha em uma empresa que tem este sistema de qualidade implantado, sabe da necessidade de haver registro para diversas atividades. Mas atenção, não associe registro com papelada. Registros, não precisam ser necessariamente papéis, eles podem ser virtuais também. Infelizmente, algumas empresas burocratizam suas atividades achando que assim devem ser feitas e acabam por complicar o que é simples.
Agora, se você sofre com gestores que chegam ao departamento de RH, falam que precisam de gente pra trabalhar em um setor (geralmente "pra ontem"), viram as costas e saem da sala sem formalizar o pedido, também devem saber o quanto é difícil começar um processo seletivo desta maneira. Se você não se encaixa em nenhuma das alternativas, parabéns! Você é um felizardo!
É de extrema importância fazer um trabalho bem feito, da forma correta, para não precisar ter retrabalho, perder tempo, enfim, ter prejuízo.

"O processo de seleção envolve tanto o RH quanto ao solicitante da vaga."

Leia este artigo sobre o tema Parceria entre Requisitante e Selecionador, disponível em www.rabaglio.com.br.

Cada empresa tem a sua forma de fazer a solicitação de pessoal, seu modelo de formulário. Você deve colocar os dados que acha necessários para ter informações suficientes para realizar o processo de seleção. Normalmente nesta solicitação deve constar: nome do cargo a ser preenchida a vaga, número de vagas, horário de trabalho, salário atual para o cargo, a descrição do cargo, a análise dele, o perfil da vaga que serão os requisitos profissionais exigidos para quem vai assumir o cargo, se a vaga é nova ou se é para reposição de funcionário e, de preferência, uma assinatura de quem solicitou a vaga.

"Com a solicitação preenchida dá pra começar o processo de Recrutamento."

O Recrutamento de Pessoal
O Recrutamento de Pessoal na organização deve ser uma prática contínua. Atualmente, várias organizações têm um canal aberto para que os candidatos às futuras vagas na empresa possam encaminhar seu currículo, demonstrando interesse em trabalhar na organização.
O processo de recrutamento pode ser entendido como um conjunto de atividades realizadas que tem por objetivo atrair pessoas qualificadas para trabalhar na organização. Para isso, a organização pode buscar os candidatos tanto interna quanto externamente.
No recrutamento interno as vagas serão preenchidas por candidatos que já fazem parte da organização de trabalho e ocorre através de transferência ou promoção. Normalmente as empresas têm um plano de carreira, onde os funcionários podem visualizar suas possíveis ascensões.
Já no recrutamento externo, as vagas são preenchidas por candidatos externos à organização. Eles podem estar disponíveis no mercado de trabalho, ou mesmo trabalhando em outras organizações.
Na escolha da organização em optar por qual forma de realizar o recrutamento, é necessário levar em conta as vantagens e as desvantagens de cada um deles.

Vantagens e desvantagens de Recrutamento interno
O recrutamento interno tem vantagens como: Aproveitar o potencial interno da organização; Poder motivar e encorajar o desenvolvimento dos profissionais da organização; Poder ser um incentivo para que as pessoas continuem na empresa; Geralmente não precisar de um período de integração com a cultura da organização; Os candidatos serem conhecidos; O custo financeiro ser mais baixo; O processo poder ser mais rápido e consequentemente ter menor tempo da vaga em aberto; Aproveitar os investimentos em treinamentos internos.
Por outro lado, tem as seguintes desvantagens: Deixa-se de ter novas ideias e experiências externas que venham a contribuir com a organização; Mantém a organização no mesmo ritmo, podendo bloquear inovações; Pode gerar acomodação.

Vantagens e desvantagens de Recrutamento Externo
Já o recrutamento externo tem vantagens como: Possibilitar a inclusão de novas personalidades e talentos; Possibilitar a atualização no estilo e nas tendências do mercado; Trazer novas ideias para dentro da organização; Reciclar pessoas; Aproveitar habilidades potenciais e habilidades já desenvolvidas no ambiente externo; Mobilizar energia dentro da organização, incentivando a não acomodação.

Mas existem as desvantagens de: Ter um custo financeiro maior que o recrutamento interno; Poder gerar desmotivação da equipe interna pelo não reconhecimento e aproveitamento dos talentos já existentes; Poder impactar na política salarial, necessitando fazer reajusgetes para nivelar com as políticas externas; Requerer planejamento e elaboração da fase seguinte que é o processo seletivo; Ocupar maior tempo para preenchimento da vaga.

Técnicas de Recrutamento
Cada empresa, dependendo da sua realidade, deve optar por um ou por outro tipo de recrutamento.
Se a escolha for pelo recrutamento interno, ele será direcionado para seus funcionários. Mas, se a empresa optar pelo recrutamento externo, existem várias técnicas que podem ser utilizadas. Vale lembrar que pode-se optar por fazer o recrutamento misto, ou seja, interno e externo.

Acesse estes links e veja algumas empresas que realizam recrutamento interno:

"A escolha da técnica de recrutamento a ser utilizada depende muito do perfil da vaga e do cargo."

O recrutamento pode ser feito através de: anúncios em jornais e revistas especializadas; agências de recrutamento; contatos com escolas, universidades e agremiações; cartazes e/ou anúncios fixados em locais públicos e visíveis; apresentação de candidatos por indicação de funcionários; consulta aos arquivos de candidatos; ou por banco de dados de candidatos.
Os anúncios em jornais e revistas especializadas normalmente são utilizados no recrutamento de cargos de gerência, direção, supervisão e cargos administrativos. A vaga a ser divulgada na revista ou jornal deve ser direcionada para o público deste meio de comunicação. Ou seja: de pouco vai adiantar publicar um recrutamento em uma revista especializada no meio rural se o cargo buscado não tem a ver com este meio. São considerados um canal de comunicação muito acessível e por isso normalmente atrai um grande número de candidatos. Por isso, em função da vaga, deve-se ter alguns cuidados ao utilizar este meio de recrutamento, como escolher o dia da semana para publicação, o tamanho do anúncio, se vai ser aberto, semi-aberto ou fechado, além de ter cuidado especial com a ortografia e gramática. Alguns anúncios nem sempre são feitos no espaço destinado a empregos, mas no meio das notícias relacionadas à vaga. Por exemplo: quando uma empresa divulga uma vaga para gerente financeiro, publica seu anúncio no caderno de Economia de um jornal.
Alguns cuidados para a construção de um anúncio - Construção do anúncio de emprego: Deve chamar a atenção do público alvo do recrutamento; Deve ter informações sobre a o cargo a ser preenchido; Deve constar os requisitos do perfil profissional; Deve despertar o interesse pela vaga; Deve criar o desejo da pessoa de fazer parte daquela organização; Deve provocar uma ação no candidato.
A utilização de agências de recrutamento é uma outra forma de recrutar candidatos. Estas agências podem ser operadas pelo governo federal, estadual ou municipal; operadas por organizações não-governamentais (ONG), ou associações profissionais e sindicatos; ou mesmo por agências de empregos. Normalmente, o custo deste tipo de recrutamento está relacionado ao salário do cargo a ser preenchido. Estas agências também desenvolvem o trabalho de headhunter, que geralmente consiste em recrutar profissionais para cargos executivos.
cartazes e anúncios fixados em locais visíveis têm um baixo custo e atingem um grande número de pessoas. Esta técnica é mais direcionada para cargos de auxiliares e operários que não necessitam de muita qualificação. São fixados em ônibus, terminais de ônibus, metrô, próximo à organização, ou seja, em locais onde haja um grande trânsito de pessoas. Normalmente, a quantidade de pessoas que comparecem para seleção também é grande.
O contato com escolas, universidades, agremiações e divulgação em eventos também pode ser uma fonte de recrutamento. Normalmente, empresas divulgam sua empresa para este público, mesmo não havendo vagas disponíveis no momento. Esta é uma forma de provocar nas pessoas o desejo em trabalhar nesta organização.
Algumas empresas têm uma rede de contato com outras empresas, do mesmo ramo ou não. Normalmente, elas trocam currículos entre si, ou mesmo fazem indicações de profissionais disponíveis no mercado, realizando um intercâmbio de informações sobre o mercado de trabalho e também de currículos e vagas.
Utilizar-se de indicação de funcionários também pode ser uma técnica bastante útil para aquelas organizações que permitem que familiares e colegas trabalhem na mesma organização. Tem baixo custo e os candidatos já vêm pré-selecionados, pois normalmente o funcionário se sente co-responsável pelo candidato e possivelmente não vai indicar uma vaga de trabalho para alguém que ele avalie como sendo um funcionário que não faria um bom trabalho. É uma forma também de trazer para a organização pessoas que pertençam a grupos informais fora dela, aumentando o nível de coesão do grupo.
Veja este exemplo de indicação de funcionários realizada por uma empresa:
A consulta a arquivos dos candidatos são aqueles currículos que normalmente chegam diariamente nas organizações e não passaram por um recrutamento. É uma das técnicas de menor custo.
Já os bancos de candidatos são aqueles candidatos que já passaram por um processo seletivo, mas não foram admitidos por não haver vaga naquele momento.
Uma outra forma de recrutar candidatos a uma vaga que vem sendo largamente utilizada pelas organizações é o recrutamento feito pela internet. Normalmente as empresas colocam disponível em seu site as vagas abertas, ou direcionam para outro site, de uma empresa parceira, responsável pelo recrutamento e seleção.
Os fóruns e blogs na internet também têm sido muito usados para anunciar vagas e enviar currículos.

Dicas de leitura: Leia o capítulo do livro Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações correspondente ao recrutamento de pessoas. Leia também os trechos disponíveis sobre recrutamento nestes e-books abaixo: Gestão de Pessoas: manual de rotinas trabalhistas:
Psicologia Do Trabalho E Gestão de Recursos:
Este mostra como empresas adotam blogs como fator decisivo para contratação:
Já outro processo seletivo que usou a internet para recrutar candidatos do mundo todo, com o título de melhor emprego do mundo, recebeu 34000 candidatos de diversos países. Veja o anúncio publicado pela revista Veja: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/melhor-emprego-mundo-414063.shtml
Veja também exemplos de organizações que realizaram mudanças na forma de recrutamento e seleção em virtude das mudanças organizacionais:
Já nesta empresa, o processo seletivo de trainee está disponível também na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário