segunda-feira, 24 de junho de 2013

Seleção de Pessoal

CÓDIGO

Entrevista de Seleção: Função, objetivos, etapas e tipos

A técnica da entrevista é um elemento fundamental no processo seletivo. Pode ser definida como sendo uma conversa dirigida com a finalidade de trocar informações de forma consistente.
Sua função é de confirmar os dados obtidos em outras técnicas realizadas, assim como levantar aspectos ainda não mensurados.
Tem também a função de ser integradora, ou seja, de integrar, de unir todas as informações colhidas durante o processo de recrutamento e seleção, de forma que possibilite elaborar uma conclusão, um parecer que possibilite a tomada de decisão.
Mesmo com a utilização da internet no processo de recrutamento, a entrevista ainda não é realizada por este meio. Apesar de algumas empresas já realizarem o processo seletivo de recrutamento e aplicação de testes e provas, a entrevista ainda é realizada pessoalmente.
De forma geral, a entrevista tem o objetivo de: Avaliar o domínio do candidato sobre as competências necessárias para o cargo; Levantar informações não avaliadas ainda por outras técnicas utilizadas; Investigar aspectos da competência de forma mais profunda; Confirmar dados obtidos nas outras técnicas; Esclarecer fatos e impressões sobre o candidato; Fornecer informações ao candidato a respeito da vaga; Testar hipóteses que eventualmente possam ter surgido durante o processo seletivo.
Sendo qualificada como um processo de comunicação, está sujeita a todas as barreiras que possam eventualmente existir neste processo, assim como ruído, distorção, omissão, dentre outros aspectos relativos à comunicação.
A entrevista de seleção também tem um conteúdo bastante subjetivo pelo fato de ser realizada entre pessoas.
Alguns atributos da entrevista (como a subjetividade do entrevistador e o fato de ser um processo comunicacional) fazem com que seja necessária uma preparação anterior a sua realização, de modo a minimizar possíveis interferências durante esta atividade. Esta preparação envolve tanto um planejamento da entrevista como o treino do entrevistador.

Etapas da Entrevista
Para se iniciar uma entrevista é fundamental realizar seu planejamento anteriormente à sua realização.
O Planejamento consiste em listar as informações que precisam ser coletadas e confirmadas: definir e elaborar o roteiro de entrevista; treinar os entrevistadores; realizar e fechar a entrevista; avaliá-la.
É muito importante ter o maior número de informações a respeito do cargo, sua descrição e análise, as atividades a serem realizadas, as responsabilidades, o horário de trabalho, a remuneração, os benefícios, o perfil necessário do profissional que irá preencher a vaga (competências necessárias) e de outras informações pertinentes ao cargo. Normalmente estas informações constam na solicitação de pessoal.
Alguns autores classificam as entrevistas de acordo com a existência ou não de um roteiro mais ou menos rígido, definindo as entrevistas como totalmente padronizadas, com perguntas padronizadas - diretiva ou não diretiva. Já outros autores classificam as entrevistas somente como estruturadas ou não estruturadas.
Um roteiro de entrevistas padronizadas é caracterizado por questões fechadas, as quais o candidato responderá de forma objetiva. Por esta razão, a entrevista fica limitada, superficial. Particularmente, nunca utilizei nem vi alguém utilizando este tipo de roteiro.
Já um roteiro de entrevistas com perguntas padronizadas (ou estruturada) permite que o candidato responda livremente às questões do entrevistador, que tome registro das respostas subjetivas. Este modelo é o mais utilizado. Diversos autores recomendam sua utilização com certa flexibilidade.
De outra forma, um roteiro diretivo (ou semiestruturado), determina os assuntos que se quer abordar, deixando para o entrevistador decidir a forma como fará as questões que levarão o candidato a responder o que o entrevistador quer saber. Esta forma de entrevista em seleção pode levar a um trabalho maior quando se vai fazer a comparação entre os candidatos.
Um outro modo de se fazer entrevista é a entrevista não diretiva (exploratória, informal ou não estruturada). Neste caso não há um roteiro. Não há uma especificação do que precisa ser questionado. O entrevistador vai conduzindo a entrevista de acordo com a fala do candidato, não se atendo a uma sequência. Este tipo de entrevista pode levar ao esquecimento e por isso deve ser evitado.
Como a decisão final do candidato a ocupar a vaga é função de quem solicitou a seleção, os gerentes e gestores normalmente fazem parte da entrevista de seleção. Para que ocupem o lugar do entrevistador, estes gerentes precisam ser treinados. Este treinamento pode ocorrer primeiramente com a utilização de um roteiro rígido, objetivo e padronizado. Conforme este profissional faz um número maior de entrevistas, o roteiro pode ser modificado, passando a ser mais subjetivo.
Independente do tipo de entrevista utilizado e do treinamento dos selecionadores, deve-se ficar atento à alguns detalhes:

Cuidados ao preparar a entrevista
Um cuidado a se ter antes da realização da entrevista é a escolha do local. Para isso, é necessário um ambiente calmo e tranquilo que possibilite, tanto ao candidato quanto ao entrevistador, uma atenção exclusiva. Um bom clima na entrevista (não é temperatura da sala) é fundamental para que se possa colher as informações necessárias, e assim, atingir o objetivo.
A condução da entrevista pelo selecionador deve ser sempre orientada para os objetivos da entrevista. O entrevistador deve evitar pré-conceitos durante todo o processo seletivo. Na entrevista, deve evitar questões que possam ser avaliadas como discriminatórias.
A anotação das respostas dadas pelo candidato é também muito importante. Normalmente, durante a entrevista, o entrevistador faz pequenas anotações. Logo após a ela, é importante que faça mais anotações sobre suas impressões ou que complete as já iniciadas, fechando o raciocínio. Lembre-se que quando você acaba de fazer uma entrevista, os dados parecem frescos e claros, mas quando se faz várias entrevistas, ou mesmo quando o tempo passa, pode-se perder muito conteúdo importante.
Ao final da entrevista deve ser feito um fechamento, dando oportunidade para que o entrevistado possa esclarecer alguma dúvida que ainda possa existir, ou mesmo para que se pronuncie a respeito do processo. É a partir destas informações que o selecionador faz a avaliação da entrevista.

Tipos de Entrevista
As entrevistas de seleção podem ser: psicológica e/ou técnica. Ou como Faissal et al. (2005) as divide em tradicionais, situacionais e comportamentais.
A entrevista psicológica é realizada com o objetivo de buscar informações sobre os aspectos pessoais e psicológicos do candidato, como na investigação de sua personalidade, os aspectos da vida familiar, social e educacional. Objetiva também levantar suas expectativas frente ao cargo disponível. Feita pelo profissional de RH, é bastante detalhada.
Assim que o profissional de RH conclui a realização da entrevista psicológica, entra em cena, normalmente, o solicitante da vaga. Neste momento, ocorre a entrevista técnica, que vai dar dados suficientes para que a decisão final sobre a seleção seja tomada. Visa investigar as informações técnicas do candidato, suas habilidades técnicas e experiência profissional.
Pode ser subdividida de acordo com suas perguntas em entrevista tradicional (realizada com a finalidade de obter dados sobre a competência do candidato); entrevista situacional (onde o foco são as situações de trabalho e as possíveis reações do candidato frente a situações de trabalho); e em entrevista comportamental (onde a premissa existente é a de que o comportamento passado prediz o comportamento futuro). Normalmente, uma entrevista pode ter perguntas que ao mesmo tempo sejam psicológicas, situacionais e comportamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário